Opte pelo trabalho de uma mulher

Acho que esse foi o dia 8 de março mais importante desde que eu me entendo por gente. Minhas leituras atuais (obrigada, queridas do meu feed) tem me obrigado a pensar em muitas questões que, por comodidade, poderia facilmente ser deixado de lado. Todo esse engajamento por um dia da mulher com a mulher como protagonista de fato está mostrando que as minas não estão aqui de brincadeira (ainda bem).

womens-rights-equal-human-rights

Durante todo o dia me peguei refletindo sobre uma questão: quando penso na minha área, qual o primeiro nome que me vem à cabeça? Quando penso em fotografia, lembro de Diane Arbus, Vivian Maier, Nan Goldin, é fácil pra mim, mas são poucas em relação aos primeiros nomes que geralmente vêm a mente. E artista? Frida Kahlo, só? E diretora de cinema? Sofia Coppola é suficiente? E estilista? Moda é sempre relacionado a algo “de mulher”, porém, os homens acabam dominando esse setor também. E chef? Lugar de mulher é na cozinha, só que não na posição de chefe, não é mesmo? Agora, imagina se eu citar profissões mais “masculinas”. Pois é!  E sabe o que é pior: quando uma mulher consegue um posto de destaque na sua área, só o talento não é suficiente: precisa ser linda, bem vestida, culta, sexy sem ser vulgar (acho que já comentei isso, né?!)

Por isso acredito que internet é uma ferramenta extremamente importante para essa revolução acontecer, para mostrar que existe muita mulher fazendo coisas lindas por aí. Imagina o quanto de artista mulher foi sufocada pelo patriarcado e não pode se expressar, quanta mulher quebrou essas correntes, entretanto, não foi citada nos livros de história e teve seus trabalhos arquivados e nunca encontrados…

E, com a popularização das páginas no Facebook é possível encontrar profissionais de outras áreas, além das artísticas, mostrando o seu trabalho. Então, com esse post, proponho que, toda vez que tiver a opção de uma mulher fazer o serviço, opte por ela. Essa é uma ótima forma de empoderar e tornar o mercado mais diverso e mais justo!

Aqui no blog, sempre tento buscar por trabalhos realizados por mulheres, seja nas referências, nas ilustrações, no conteúdo ou na forma de ver o mundo. Faço isso há tanto tempo, que já se tornou algo orgânico. Espero trazer isso para a vida real com mais frequência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s