Quero contar que sábado foi a minha formatura

Sábado foi a minha formatura e bem, não foi tão animador assim. Saber que agora “estou crescida” e que um futuro profissional me espera não foi a melhor coisa do mundo. Na verdade, foi bem assustador. Ainda mais que eu não sei lidar com essas coisas de novidades e surpresas, sempre fico meio atordoada. Agora sou bacharel em Rádio, Tv e Internet, e daí?

Entretanto, é incrível pensar o quanto eu aprendi em quatro anos (3 e meio, no meu caso) mesmo achando que eu não aprendi nada. A gente fica com birra da faculdade e do professor, mas só cai a ficha quando você tá lá de boa assistindo a um filme, um programa ou qualquer outra coisa e consegue notar os erros e acertos (principalmente os erros) e percebe que pode fazer melhor.

Na verdade, acho que quando a gente se forma, a gente fica um saco. Chato pra caramba. Se achando mesmo. E preciso dizer que estou me policiando quanto a isso, porque ainda tenho muito o que aprender e eu posso aprender em qualquer lugar com qualquer pessoa. Posso, principalmente, aprender lições que a gente não aprende nos cursos e que, geralmente, valem muito mais.

Estou me sentindo a Alice no momento em que ela está caindo no País das Maravilhas – só que estou caindo no mundo dos adultos de verdade.

Preciso constar aqui que eu fui a oradora e, logo, vou guardar aqui o discurso para a posteridade:

Boa noite a todos! Gostaria de começar agradecendo a presença de vocês aqui e também por estarem presente ao longo do curso, isso foi muito importante para nós. Então começo com um agradecimento especial aos pais, que, muitas vezes, mesmo não sabendo e-xa-ta-men-te o que é fazer “rádio e Tv”, nos apoiou em todos os sentidos, obrigada, de coração. Também merecem nossa gratidão os irmãos e amigos, porque sem vocês não teríamos atores, figurantes, contra-regras entre outras mil funções em nossos trabalhos, vocês são demais! Nossos vídeos não seriam os mesmo sem vocês. Obrigada. Não posso esquecer de agradecer aos namorados e namoradas, o apoio de vocês foi muito importante em todos os momentos, é sempre bom ter alguém com quem contar, obrigada. E, com muito carinho, gostaria de agradecer os professores e os técnicos do laboratório, graças a ajuda de vocês estamos aqui hoje, com a bagagem cheia de aprendizado. Obrigada pelo companheirismo e por compartilhar conhecimento, vocês arrasam!

E gostaria de deixar um agradecimento mais que especial: a nós, formandos! Pode parecer estranho, mas, só a gente sabe a dor e a delícia que foi concluir esses quatro anos. Muitas vezes a vontade de desistir passou pelas nossas cabeças e ficou ali martelando, passamos por problemas na família, por perdas, por doença, mas continuamos seguindo e hoje estamos aqui, no dia mais esperado desde o primeiro dia de aula: o dia da formatura.

E, se formos parar pra pensar no primeiro dia de aula, poxa vida! Como tudo passou rápido! Entramos cheios de certeza e vontade de mudar o mundo, sabíamos exatamente o que seríamos assim que colocássemos os pés pra fora da faculdade. Estava tudo absolutamente planejado. Pena que a vida não sabia dos nossos planos. Passavam-se os semestres e percebíamos que nem tudo eram flores, conseguir verba não era simples, planejar uma produção não era rápido, ser o novo diretor do momento não ia acontecer do dia pra noite. Acho que nos frustramos um pouco.

Então fazer Rádio e TV não era tudo isso? Bem, não. Fazer Rádio e Tv é bem mais que isso. É conseguir fazer coisas legais com pouco dinheiro, é ser capaz de divertir e informar pessoas, é poder colocar conteúdo em diversos formatos, e transformar isso em assunto nas rodas de amigos.. É reunir a família em frente a televisão para acompanhar um programa, é ser a companhia de alguém que mora sozinho e só tem a tv ou a internet como amigo ao chegar em casa. E podemos fazer muito mais, nada que umas noites sem dormir não resolva (e olha que já estamos treinados nisso)!

Hoje, chegamos ao fim de uma etapa, mas esse é só o começo! Ainda há muito o que se aprender. Por isso, desejo a nós, formandos, que aquela vontade que tínhamos, de fazer a diferença, nos acompanhe daqui pra frente, porque temos muito o que fazer, e sabemos que podemos fazer muito!

Muito obrigada e boa noite, mais uma vez.

formandosrtvi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s